• Eletroeletrônicos
    Com os avanços tecnológicos o perfil do lixo urbano vem sofrendo alterações do ponto de vista qualitativo e quantitativo, confira a lista das empresas que reciclam os denominados "Resíduos Tecnológicos".
     
  • Rota da Reciclagem
    Saiba onde levar seus recicláveis
     
  • A Rotulagem Ambiental e o Consumidor no Mercado Brasileiro de Embalagens
    A atividade de normalização internacional, que começa após a criação da International Electrotechnical Commission (IEC),no início do século XX, torna-se mais intensa com a criação da ISO em 1947, uma federação internacional formada por organismos de normalização internacionais...
     
  • Você quer ganhar dinheiro com a reciclagem?
    O Cempre dispõe da série Reciclagem & Negócios sobre oportunidades de negócios nesta área, com as informações necessárias para implantar o seu próprio negócio de reciclagem.
     

GARSD realiza seu 3º encontro mundial

Destaque foi para a troca de experiências e a importância da união entre empresas, governo e sociedade
civil organizada para incrementar a reciclagem nos países em desenvolvimento.

O Brasil sediou a terceira reunião mundial da GARSD (Aliança Global para Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável) – entidade que congrega associações que seguem o modelo do Cempre em países como México, África do Sul, Uruguai, Colômbia e Tailândia. A agenda, de 7 a 12 de novembro, foi repleta de compromissos como a participação no VII Recicle Cempre, com apresentação do painel internacional "A Responsabilidade Compartilhada no Mundo" pelos representantes do
Cempre Brasil, Cempre Colômbia, Cempre Uruguai, Sustenta do México, Tipmse da Tailândia e Petco da África do Sul.


"A Aliança Global existe justamente para multiplicar experiências bem-sucedidas. A consolidação do modelo de responsabilidade compartilhada é um processo lento e que exige muita dedicação, mas os resultados do Brasil provam que esse esforço compensa", destaca o presidente do Cempre, Victor Bicca. Segundo Fernando Von Zuben, da Tetra Pak Brasil, "às vésperas de completar vinte anos, o Cempre é hoje uma fonte de conhecimento, inspiração e treinamento para as cooperativas, desenvolvendo um sistema cada vez mais eficiente, com ganhos de qualidade, produtividade e escala".


De fato, outros países têm buscado o know-how brasileiro para traçar soluções locais. "Avaliamos, entre as diversas opções existentes, a que melhor se adaptaria às características de nosso país. Viemos ao Brasil há cerca de seis anos para conhecer e aprender com o que estava sendo feito aqui, especialmente no Cempre. Concluímos que esta seria a escolha mais adequada e temos conseguido reproduzir, com sucesso, esse modelo que envolve as empresas, os consumidores, os catadores organizados e o governo", conta Veera Akkaraputtiporn, da Coca-Cola Tailândia e vice-chairman da Tipmse.

 

Soluções compartilhadas

A programação incluiu também atividades de campo com visitas às instalações da Klabin, EET, Polares e da Cooperativa Vira-Lata. "Há muito a ser aprendido quando se trabalha em rede. Entre os destaques do que vimos no Brasil, está a formalização do trabalho dos catadores. A união em cooperativas contribui para o reconhecimento de sua importância na cadeia de reciclagem e para que tenham mais qualidade de vida", comenta Cheri Scholtz, da Petco África do Sul.

No dia 12 de novembro, representantes das organizações internacionais e das empresas Coca-Cola, Danone, Procter & Gamble, Tetra Pak e Unilever reuniram-se para um encontro formal do grupo, patrocinado pela The Coca- Cola Company. Na pauta, entre outros temas, discutiu-se como aprofundar a cooperação entre os países, aproveitando as melhores práticas de cada experiência. "Esse intercâmbio é muito rico, pois nos permite olhar cada questão sob novos ângulos. Podemos ver a diversidade e também a similaridade dos desafios e das oportunidades", explica April Crow, diretora da The Coca-Cola
Company. "Temos que incentivar esse diálogo global, pois uma organização ou um país não pode resolver tudo individualmente, precisamos de um modelo coletivo que nos permita eliminar barreiras e dificuldades."


Compartilhe:
r