• Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado
    A principal publicação no Brasil sobre como o dirigente municipal deve cuidar bem do lixo da sua cidade.
     
  • Você quer ganhar dinheiro com a reciclagem?
    O Cempre dispõe da série Reciclagem & Negócios sobre oportunidades de negócios nesta área, com as informações necessárias para implantar o seu próprio negócio de reciclagem.
     
  • Agenda Cempre
    Acompanhe o calendário de eventos que ocorrem durante esse ano.
     
  • Manuais Cempre
    O Cempre possui uma grande variedade de publicações sobre aspectos técnicos, sociais e econômicos do lixo.
     
O Cempre possui uma grande variedade de publicações sobre aspectos técnicos, sociais e econômicos do lixo. Segue abaixo resumo destas publicações. Para fazer a sua solicitação favor verificar a tabela de custos abaixo.
 
Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado
Avaliação do Ciclo de vida (ACV)
Reduzindo, Reutilizando, Reciclando
Guia da Coleta Seletiva
Guia da Cooperativa de Catadores
Gestão Sustentável do Lixo Urbano
Cadernos de Reciclagem
Reciclagem e Negócios
Livro "Reciclagem: Ontem, Hoje, Sempre"
+ Ano 20 - A reciclagem na vida do brasileiro
Como solicitar publicações e informações


Lixo Municipal: Manual de Gerenciamento Integrado
 

É a principal publicação no Brasil sobre como o dirigente municipal deve cuidar bem do lixo da sua cidade. Suas 350 páginas cobrem todos os aspectos do lixo:

  • Coleta de lixo e varrição de rua
  • Lixo hospitalar
  • Fechamento e remediação de lixão
  • Localização, construção e operação de aterro sanitário
  • Usina de compostagem - Coleta seletiva
  • Catadores
  • Reciclagem
  • Incineração
  • Legislação

Lixo Municipal foi lançado em 1995, em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, de São Paulo, e revisado e ampliado em 2000  e 2010 . Foi distribuído para todos os prefeitos do Brasil e é a obra de referência sobre resíduos sólidos no País.

Já foi traduzido para espanhol para aplicação em outros países da América Latina.

 
Avaliação do ciclo de vida (ACV)

 

A questão ambiental ultrapassa os limites do cotidiano da maioria das pessoas. Conhecer as inter-relações entre o nosso estilo de vida, nossas ações e o meio ambiente é responsabilidade de todos nós. Entender o significado do ciclo de vida dos produtos e serviços que usufruímos nos permite ampliar a compreensão de nossa responsabilidade e atuar de forma mais efetiva para a melhoria do meio em que vivemos.

Esta publicação foi concebida para traduzir os conceitos fundamentais da ACV - Avaliação do Ciclo de Vida - e tornar esta poderosa técnica mais acessível a todos aqueles que de alguma forma são responsáveis por atividades relacionadas à gestão ambiental.

 



Reduzindo, Reutilizando, Reciclando: A indústria ecoeficiente (3 R's)

 
Seguindo os preceitos do desenvolvimento sustentável, o Cempre acaba de lançar mais uma obra de conteúdo atual e estratégico para a conciliação da atividade econômica com o meio ambiente.

 

Guia da Coleta Seletiva de Lixo

 


Clique aqui para baixar em PDF
A publicação GUIA DA COLETA SELETIVA DE LIXO tem por objetivo esclarecer dúvidas básicas e propor soluções práticas e viáveis para a implantação e gerenciamento de programas de coleta seletiva nas prefeituras em todo o território brasileiro. No entanto, as informações aqui disponíveis podem ser transpostas para sistemas de coleta seletiva de menor escala, gerenciados por ONG's, condomínios, escolas, associações de moradores, entre outros, desde que executadas as devidas adaptações relativas à dimensão e aos objetivos do projeto.
 



Guia da Cooperativa de Catadores

 
A publicação Guia da Cooperativa de Catadores tem por objetivo esclarecer dúvidas básicas para a formação e gerenciamento de cooperativas de coleta seletiva em todo o território brasileiro. Reúne informações desde os princípios do cooperativismo, procedimentos legais de organização e experiências de cooperativas de materiais recicláveis.

 

Gestão Sustentável do Lixo Urbano
 

O CEMPRE, Compromisso Empresarial para reciclagem, promove a Gestão Sustentável do Lixo Urbano e fomenta a inclusão dos catadores no processo da reciclagem. Após mais de uma década de atividades, o CEMPRE constata que o Brasil tem conseguido avanços positivos nesta área.

Este vídeo apresenta um painel atualizado e abrangente da questão.

Disponível em VHS e DVD.

   
 
 
Livro "Reciclagem: Ontem, Hoje, Sempre"
 

Esse livro conta a história da reciclagem. Percorre a trajetória do
ser humano em busca de soluções para os resíduos que produz.
É um caminho atrelado à própria evolução econômica, social e
cultural da humanidade, desde a época da vida nas cavernas até
a expansão das cidades; da penúria das antigas guerras à atuais
promessas do mundo digital e globalizado. A industrialização e
a tecnologia tornaram os bens de consumo mais acessíveis à
população, em busca de conforto e praticidade na rotina urbana.
Papéis, plásticos, metais, vidros, embalagens em geral - o lixo,
enfim, passou a ser um grande desafio para o meio ambiente e
para a saúde, no século de luta contra as mudanças climáticas.
Conceitos como reduzir, reaproveitar e reciclar promoveram
novos hábitos nas ruas, residências, indústrias, escritórios e lojas.

  Hoje, consumir e lidar com os resíduos de uma maneira responsável, preservando o planeta para as gerações futuras, envolve a força de empresas, governos e população. São pilares sobre os quais o Brasil montou o seu próprio modelo de reciclagem, que evolui a cada dia e agora é copiado por países em desenvolvimento. Cooperativas de catadores, donas de casa, empresários, prefeituras e líderes comunitários se engajam nesse processo. Nascem novos negócios somam-se benefícios sociais. Um enredo de histórias de vida, desafios, esperança de um futuro mais limpo e consciente."
 



 
+ Ano 20 - A reciclagem na vida do brasileiro

 

Para celebrar seus 20 anos, o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem) reuniu as principais informações de sua trajetória no livro Ano + 20: a reciclagem na vida do brasileiro. A obra, escrita pelo jornalista Sérgio Adeodato, aproxima a reciclagem ao dia a dia das pessoas, relatando a história da organização, associando com a evolução da reciclagem no Brasil. 

  A organização privada sem fins lucrativos foi uma das grandes responsáveis por estimular em terras brasileiras o debate sobre o lixo e seu valor e por estruturar cooperativas que contribuíam com o reaproveitamento de materiais que eram descartados pelas pessoas.
 



 
Cadernos de Reciclagem

 
Conscientizar e orientar tecnicamente segmentos específicos do mercado para o desenvolvimento de programas de separação do lixo. Este é o objetivo principal da coleção Cadernos de Reciclagem.
   
Caderno de Reciclagem No. 1 - destina-se à coleta de papel em escritório, fornecendo informações necessárias à crescente demanda de empresas que se propõem a promover a reciclagem deste material como forma de conscientização dos funcionários. Cerca de 90 % do lixo gerado nos escritórios é composto por papel reciclável. Além da orientação técnica, o caderno apresenta experiências bem sucedidas e oferece uma relação de compradores de aparas de papel e de distribuidores de papel reciclado.

   
Caderno de Reciclagem No. 2 - enfoca o papel das Prefeituras nos programas de coleta seletiva e estímulo à reciclagem. Produzido em conjunto com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), o caderno objetiva introduzir o conceito de reciclagem nas ações administrativas da Prefeitura. O material apresenta aos administradores municipais várias alternativas de promoção da reciclagem do lixo, não com uma ação isolada mas como parte integrante do saneamento básico.
 
A sua empresa está desperdiçando materiais recicláveis?
O Caderno de Reciclagem No. 4 foi substituído pelo Reduzindo, Reutilizando, Reciclando: A indústria ecoeficiente (ver Lançamento)
 
Caderno de Reciclagem No. 6 - ensina sobre compostagem, a outra metade da reciclagem, que é o reaproveitamento de lixo orgânico. O caderno orienta como preparar em pequena e grande escala um fertilizante bom e barato, no seu quintal, no pátio de sua escola ou empresa. Como matéria-prima são utilizados restos de cozinha de sua casa, escola ou de restaurante de fábrica ou empresa. Com ele você poderá adubar vasos de flores jardineiras, canteiros para produção de mudas, jardins e hortas.
 

Caderno de Reciclagem No. 7 - esta publicação ajuda na organização de um projeto de coleta seletiva em condomínios residenciais e comerciais, nas mais diversas escalas. Além de dicas sobre o passo-a-passo para implantação e operação, a publicação contém cartazes que auxiliam na sensibilização e orientação dos condôminos.

   
 

Reciclagem e Negócios
 

Você quer ganhar dinheiro com a reciclagem? O Cempre dispõe da série Reciclagem & Negócios sobre oportunidades de negócios nesta área, com as informações necessárias para implantar o seu próprio negócio de reciclagem.

   
A publicação, entitulada Plástico Granulado - Perfil de Recicladora de Plásticos, tem por objetivo fornecer informações técnicas e econômicas básicas para a montagem de uma empresa de reciclagem de plásticos. Além de endereços úteis e referências bibliográficas, o manual traz ainda a montagem simulada de um negócio dimensionado para uma produção de 100 kg/h ou o processamento de 755 t/ano de sucata plástica pré-selecionada, resultando na produção de 581 t/ano de pellets reciclados, com receita operacional anual de R$ 406.700.
 
O Sucateiro e a Coleta Seletiva é uma publicação dirigida aos pequenos e médios empresários que já atuam na comercialização de sucatas de materiais comumente encontrados no lixo domiciliar, tais como sobras de papel, metais, vidros e plásticos. Para este empreendedor, o negócio está baseado na compra desses materiais de catadores, de centrais de triagem e grandes geradores, o seu acondicionamento, pré-beneficiamento e revenda para a indústria de reciclagem.
 

As oportunidades para a reciclagem de PET utilizado principalmente para embalagens de refrigerantes, estão crescendo. Enfardamento e Revalorização de Sucatas de PET, feito em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de PET (Abepet), mostra como montar uma empresa de sucata de PET, oferecendo duas opções de produto: fardos de garrafas usadas ou flocos feitos a partir destas garrafas.

Investimentos projetados:
Garrafas enfardadas: R$ 45.000
Flocos de PET: R$ 233.000

 
 



Como solicitar publicações e informações

 
   
  Para fazer os pedidos basta efetuar depósito bancário correspondente à soma dos itens (valor + postagem) em nome de: Compromisso Empresarial para Reciclagem
Banco Itaú (Nº do Banco: 341) - Agência 0196 - Cidade Jardim - Conta Corrente nº 50589-5 e enviar o comprovante de depósito juntamente com os títulos das publicações, nome completo, endereço e telefone para contato para o fax: (11) 3889-8721 ou para o e-mail cempre@cempre.org.br.
   
 
Título da Publicação Valor (R$) VALORES SOMENTE PARA SÃO PAULO E GRANDE SÃO PAULO
Postagem por unidade (R$)
    Peso
Registrada
PAC Sedex  
Lixo Municipal - Manual de Gerenciamento Integrado/2010 50,00 913g

10,10
12,60 -
A Indústria Ecoeficiente (3 R's) 20,00 390g 10,10

12,60   

10,10
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) 25,00 313g 10,10 12,60 10,10
Guia da Cooperativa de Catadores 10,00 130g 7,70 11,80 7,70
Guia da Coleta Seletiva de Lixo 15,00 390g 10,10 12,60 10,10
Guia da Coleta Seletiva de Lixo (versão em CD-ROM) 10,00 180g - 11,80  
DVD - Gestão sustentável do lixo urbano - 25´ 15,00 112g - 11,80  
Livro "Reciclagem: Ontem, Hoje, Sempre" 60,00 913g 10,10 12,60  
+ Ano 20 - A reciclagem na vida do brasileiro 80,00 1200g 10,90 14,00  
           
Série Cadernos de Reciclagem* Valor (R$) VALORES SOMENTE PARA SÃO PAULO E GRANDE SÃO PAULO
Postagem por unidade (R$)
    Peso
Registrada
PAC Sedex  
Nº 1 - Coleta de Papel no Escritório 10,00 120g - - 7,70
Nº 2 - O Papel das Prefeituras - Esgotado (SOMENTE EM CÓPIA) 10,00 60g - - 7,70
Nº 6 - Compostagem: A Outra Metade da Reciclagem 10,00 110g - - 7,70
Nº 7 - Condomínios 10,00 160g - - 7,70
           
Manuais Reciclagem & Negócios Valor (R$) VALORES SOMENTE PARA SÃO PAULO E GRANDE SÃO PAULO
Postagem por unidade (R$)
    Peso
Registrada
PAC Sedex  
Recicladora de Plástico 10,00 60g - - 7,70
Recicladora de Papel de Jornal - Esgotado (SOMENTE EM CÓPIA) 10,00 80g - - 7,70
Coleta Seletiva e o Sucateiro 10,00 90g - - 7,70
Enfard. e Revalorização de Sucatas de PET - Esgotado (SOMENTE EM CÓPIA) 10,00 60g - - 7,70
Recicladora de Fibras de Coco - Esgotado (SOMENTE EM CÓPIA) 10,00 60g - - 7,70

OBSERVAÇÃO: PARA SABER OS VALORES DE POSTAGEM DO CORREIO PARA OUTRAS CIDADES E OUTROS ESTADOS FAVOR CONSULTAR O CEMPRE.

Cempre Informa (Gratuito no site) - BIMESTRAL

Fichas Técnicas (Gratuito no site)
Papel de escritório, papel ondulado, plástico filme, lata de alumínio, lata de aço, vidro, plástico rígido, pneus, PET, embalagens cartonadas, óleo lubrificante e composto urbano.

Lista de Compradores de Sucata por Estado (Gratuito no site)

Biblioteca online (disponível no site)

Para maiores informações sobre o Kit didático para capacitação de catadores (Associações Comunitárias e Prefeituras), favor entrar em contato por e-mail ou telefone.

Se preferir, nossos materiais podem ser adquiridos pessoalmente em nosso escritório.

CNPJ 68.555.051/0001-13
Horário de Atendimento: 09:00 às 17:00h (de 2a.feira a 6a.feira)
Tel: (11) 3889-7806 / 8564
Rua Bento de Andrade, 126 Jd. Paulista
04503-000 São Paulo - SP

Compartilhe: